Sobre mim

Este blog foi criado para compartilhar exercícios de escrita e reflexão crítica acerca da arquitetura brasileira, desenvolvidos por alunos da disciplina Arquitetura no Brasil, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFES.

2018.1 | Profª Giovana Cruz 

"Pois arquitetos escrevem: registram memoriais para apresentar e elucidar a própria obra, manifestos para tomar posição ante outros arquitetos, para exaltar ou depreciar arquiteturas de outros tempos. [...] Aquele que é talvez o mais importante arquiteto do século XX, Le Corbusier, escreveu cerca de cinquenta livros, argumentando que quando circunstâncias o impediam de projetar ele desenhava, escrevia, falava... de modo que suas proposições arquitetônicas não deixassem de ser veiculadas.

Ao contrário do que isso possa sugerir, a escrita de um profissional que se apresenta ao mundo por meio de imagens, croquis, volumes, linhas e cortes não é algo menor, secundário, que só se realiza quando a tarefa central, a espinha dorsal do ofício - o projeto - é interditada. Basta lembrarmos que boa parte dos debates acerca da arquitetura do século XX travou-se por escrito." (RUBINO, 2009, p.20-21)


RUBINO, Silvana. A escrita de uma arquiteta. In: RUBINO, S. e GRINOVER, M. (org.) Lina por escrito. Textos escolhidos de Lina Bo Bardi. São Paulo, Cosac & Naify, 2009, p.19-40.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora